Afinal de contas: De quem é a responsabilidade de fechar vendas para o negócio?

A verdade é que o marketing é um acelerador de resultados, desde que as demais áreas estejam niveladas. Muitas empresas apostam suas fichas quando contratam uma agência e na maioria das vezes querem que um milagre aconteça!

Se sua empresa possui um modelo de negócio, valores, código de cultura, uma boa gestão de pessoas, liderança e Coaching; o marketing reunirá todos esses pontos positivos e através de estratégias irá potencializar sua empresa.

O papel de fechar vendas são dos sócios frente com a equipe comercial. Para isso, será necessário um plano de comunicação atrelado a marketing e vendas, porque ambas áreas caminham juntas.

O marketing será o responsável por atrair prospects, gerar oportunidades de venda e enviá-las a equipe comercial da empresa para que os mesmos finalizem a compra.

Fatores que contribuem para uma empresa não gerar vendas:

    • Logística interna

    • Fatores macro (Economia, inflação, etc)

    • Conflitos entre equipe

    • Falta de liderança e comunicação da parte dos líderes com os colaboradores

    • Ausência de processos (Ninguém sabe o que fazer ao ingressar na empresa)

    • Não trabalhar com metas diárias, semanais e mensais

    • Falta de comunicação entre a equipe de vendas para o Marketing.

Separamos três pontos fundamentais para que sua empresa não diminua as vendas e nem enfrente algum problema interno.

1 – Processo de vendas definido com a equipe comercial

Antes de potencializar as vendas através do marketing é necessário identificar se todos de sua equipe comercial darão conta do recado. A grande questão é que a maioria dos líderes querem vendas e exigem isso de sua equipe, porém não é realizado nenhum treinamento em vendas, negociação, argumentos contra as objeções do cliente e acima de tudo: Não possuem uma visão analítica sobre o assunto, sobre o produto/serviço que está sendo ofertado.

Isso está ligado diretamente ao propósito de estar trabalhando. Sua equipe comercial é somente executores de tarefas ou estão em sua empresa por um propósito? O propósito deve de vida de sua equipe deve estar alinhado ao propósito da empresa também, uma via de troca.

Então crie processos de vendas com sua equipe, compartilhe números com eles em relação às vendas dos últimos seis meses, motive eles através de cursos, palestras, benefícios. O salário há muito tempo não é considerado atrativo para manter o funcionário, porque salário ele encontra em qualquer empresa.

Trabalhe uma boa gestão de pessoas, faça sessões de Coaching em grupo, busque entender o real motivo de estarem na empresa e quais são as expectativas de sua equipe para os próximos 2 ou 5 anos.

Nossa dica é que crie um processo bem definido de vendas, que contenha o passo a passo de sua equipe comercial, como se fosse uma jornada ao cliente: O que é preciso saber do produto/serviço ofertado, do cliente, do comportamento do cliente, dos benefícios do produto, das condições de pagamento, criar rapport com o cliente, defina metas tangíveis para serem alcançadas baseada na situação atual da empresa.

As metas devem ser mensuradas baseada no faturamento dos últimos meses e não criar metas mirabolantes; elas devem ser fundamentadas em números e realidade e não em achismo.

Um processo de vendas bem definido é aquele que o profissional de vendas sabe executar cada etapa, pois já tem em mente o que deve ser feito, como será feito e por meio de onde será feito. Isso faz com que a jornada fique mais clara, sem contar que a assertividade é maior.

Um processo de vendas também ajuda quem está ingressando na equipe. Muitas vezes acontece do líder falar: “Fulano não aprende” isso acontece porque o processo de vendas não está claro na mente dele. Então adote essa prática em sua empresa (Seja ela online, impressa ou verbal)

Existe um caminho até chegar nas vendas e sua equipe precisa ter muito claro qual é esse caminho, quais são as etapas e o que deve ser realizado em cada uma delas. As etapas são: Pré-Vendas, Vendas, Pós-Vendas.

2 – Plano de ação atrelado ao marketing e vendas

Após estruturar internamente, chegou a hora de compartilhar as metas de sua empresa com o marketing. Isso é necessário para haver um alinhamento de expectativas, sendo compartilhando as chances dobram.

Faça o acompanhamento das vendas e analise o estágio do marketing, se as estratégias adotadas estão satisfatórias ou será necessário ajustes, faça uso de reuniões onlines ou presenciais e relatórios semanais e mensais.

3 – Frequência na comunicação

Talvez um dos fatores mais importantes é a constância na divulgação de sua empresa! Existem várias vertentes do marketing que podem ser abordadas, como por exemplo: Marketing de varejo, institucional, de oportunidade, dentre outros.

Para cada estratégia de comunicação adotada requer uma maneira de realizar o trabalho, e manter contato com seu público faz toda a diferença, porque isso fará com que eles se lembrem de sua marca (produto/serviço) com mais facilidade. Não importa se sua verba será pequena, o importante é estar em evidência todo o tempo.