Todos os dias milhares de vendas são perdidas por falta de estoque e com isso os lojistas perdem dinheiro, relevância no mercado e o próprio cliente para o concorrente.

Certamente você já perdeu cliente por estoque indisponível, seja em sua loja virtual ou física; Por isso o artigo de hoje será para te ajudar a ter uma boa gestão de estoque.

A primeira dica é apostar em ferramentas automatizadas, com elas é possível gerenciar seu estoque, suas vendas, emitir NF automaticamente, boletos registrados, frente de caixa, integrações e até vincular seu estoque físico com o online.


Cobertura de estoque

Ter uma boa cobertura de estoque faz com que você tenha previsibilidade e acima de tudo, demanda para atender todo o Brasil.

Separe seus produtos e analise o âmbito nacional, número de habitantes e em qual região seu produto é mais vendido. Caso você tenha que terceirizar a produção de seu produto verifique também:

    • Custos de toda a operação e classifique por etapas;

    • Custo para comprar a mercadoria, inclua todos os tributos, taxas, dentre outros;

    • Preço de compra, preço de venda, data de compra e data para pagar pagar fornecedores e parceiros;

    • CMV (Custo da mercadoria vendida) incluindo custos de embalagem, dentre outros.

Fazendo isto reúna os números e cruze os dados em relação à sua produção atual e trace metas para conseguir alavancar seu estoque de acordo com a situação desejada e é claro traçando metas tangíveis com projeções realistas.

Utilização da capacidade de estocagem

Manter um estoque em ordem não é tarefa fácil, é necessário muita atenção e acompanhamento.

Organize ao máximo seu estoque com prateleiras nas laterais, placas de sinalização e etiquetas para que cada produto seja encontrado com facilidade; crie protocolos de entrada e saída do estoque; e por fim divida seu estoque baseado nos produtos de Curva A B C; desta maneira você terá clareza de quais produtos estão saindo mais rápido, qual precisa ter reposição e quais estão indo para a área de produtos encalhados (Para posteriormente utilizá-los em uma Black Friday ou limpa estoque)

Os produtos de curva A B C funcionam da seguinte forma:

    • Curva A é o produto que representa 80% de suas vendas;

    • Curva B representa 15%;

    • Curva C representa 5%.

Acompanhamento

O acompanhamento e relatórios semanais é o que fará toda diferença em seu negócio, pois a alma de sua empresa se chama estoque, sem ele ou a falta de organização você perde vendas, fornecedores, parceiros e até a própria mercadoria por não saber como aproveitá-la. Abaixo estão algumas dicas para melhorar o seu acompanhamento frente ao seu negócio:

    • Realize inventários

    • Frequência de balanços

    • Documente com planilhas

    • Faça comparativos dos últimos seis meses

    • Tenha indicadores de desempenho e metas

Logística do período de estoque a expedição

Após o cliente finalizar um pedido em seu e-commerce é necessário seguir um processo de logística para que tudo saia como planejado e o produto chegue ao seu destino.

Afinal, o que deve ser feito?

    • Analisar se está tudo certo no pedido do cliente no site;

    • Encontrar o pedido no estoque e verificar se está com algum defeito;

    • Dar baixa no sistema e emitir NF;

    • Preparar a embalagem, etiqueta de envio, código de rastreio e atualizar os status no site para que o cliente acompanhe todo o processo;

    • Após a chegada do produto enviar uma pesquisa de pós-venda ao cliente em relação ao produto (Anote tudo e melhore cada dia mais).

    • Treinar a equipe para realizar todo esse processo com eficiência, atenção e rapidez.

Um estoque organizado é sinal de que a saúde financeira de sua empresa também está saudável. Mantenha sempre um controle de qualidade e processo rigoroso em seu estoque e se prepare para as vendas, pois as duas maiores e melhores épocas de vender online são o Black Friday e Natal.