Se você tem aquele desejo de empreender na Internet, saiba o que deve ser levado em consideração na hora de montar sua loja virtual e transformá-la em um e-commerce de sucesso.

Listamos os primeiros passos mais importantes e decisivos para te ajudar nessa jornada!  

OBJETIVO

O primeiro passo é definir um objetivo e a partir disso traçar metas para serem executadas a pequeno, médio e longo prazo. O objetivo está ligado diretamente ao propósito de sua empresa. Então nossa dica é que comece estruturando o seu canvas/modelo de negócio adaptado à sua loja virtual, ressalte seus fornecedores, formas de pagamento, meios de envio, diferenciais e o objetivo de você estar ali!

REPUTAÇÃO DIGITAL

Todos nós temos uma reputação a zelar, é necessário anos para construí-la, porém, para ela se acabar basta alguns minutos. Com a Internet é da mesma forma, o desafio de zelar pelo nome de sua empresa deve ser constante, renovando e acompanhando dia após dia.

Imagine que você tem uma reunião importante com um baita cliente, então, surge um imprevisto e você não poderá comparecer, e agora, quem falará por você ou te representará?

Saiba que isso existe e o nome disso é Internet, ou melhor, suas mídias sociais. Por isso é muito importante deixar em seus canais de comunicação o máximo de informações, elas falarão por você quando você não puder se defender.

As mídias sociais serão uma ponte para levar os seus potenciais clientes à sua loja virtual. Então a logística é atrair visitantes aos seus canais de interação com seu público, depois levá-los ao seu e-commerce.

Dica Extra: Estude o seu cliente ideal, identifique qual canal de interação ele está mais presente e comece a fazer parte dele. Se relacione com seu público e transmita a essência de seu negócio.

PRODUTO

Agora chegou a parte mais importante de todo o processo, o seu produto! Então antes de começar a vender pela Internet, reúna um grupo de amigos e clientes (caso já tenha uma loja pelas redes sociais ou física) e faça uma breve pesquisa com eles para saber o que eles acham de seu produto. Anote todas as críticas e sugestões e coloque uma solução para cada situação.

O segundo passo é estudar o segmento que atua, analisar os fatores macro e micro ambiente, colocar os pontos fortes de seu produto, seus concorrentes, valores do mercado, estrutura, se ele é vendido em datas sazonais ou em todo o ano, e demais pontos para que o produto esteja pronto para ser vendido.

ESTOQUE

O estoque é a alma de seu negócio. Você pode ter dinheiro, reputação e estar consolidado, porém se quiser vender online é necessário uma grande quantidade de SKU’s (Produto) para escalar seu negócio e não perder nenhuma venda por não ter um produto em estoque.

Já existem sistemas que gerenciam e controlam estoques, podendo até vincular seu estoque físico com o online, caso tenha uma loja.

Alguns de nossos clientes aderiram ao ERP Bling. O Bling é um sistema inteligente que cuida de toda a parte burocrática, logística, emissão de notas fiscais, frente de caixa, integração com os maiores Marketplaces do mercado, emissão de boletos e muito mais. Conheça os recursos clicando na imagem abaixo.

CONTRATO CORREIOS E/OU TRANSPORTADORAS

Para que seu produto seja entregue em todo Brasil, é necessário ter um contrato com pelo menos duas opções de entrega, pois em 2017 a porcentagem de carrinhos abandonados chegou a 55% somente pelo custo do frete. As formas de entrega mais utilizadas são: Correios, transportadoras e motoboy.

MEIOS DE PAGAMENTO

As forma de pagamento é o grande segredo para ter um e-commerce lucrativo e não perder nenhuma venda; pois a concorrência é enorme e você deve se diferenciar de seus concorrentes, tanto em produtos, formas de envio, pagamento, quanto na entrega, e embalagem. O que faz os consumidores comprarem em sua loja são as condições de pagamento, ex: 20% na primeira compra, cupons de desconto, desconto no boleto, 10x sem juros, envio em 24h e demais vantagens.

Os meios de pagamento mais usados são: PagSeguro, PayPal, Moip/Wirecard, Mundi Pagg, Pag Hiper, Pagar.me, iugu e Koin.

SISTEMA DE EMISSÃO DE NF

Para enviar seus produtos é obrigatório ter um sistema de emissão de nota fiscal para acompanhar o produto, dessa forma você poderá vender tranquilamente, não terá problema com o governo, além de oferecer mais segurança ao consumidor.

PLATAFORMA

E por último e não menos importante, integrar tudo isso que leu a uma plataforma que oferece muitos recursos para você alavancar o seu negócio virtual!

Escolha uma plataforma que permita automatizar carrinhos abandonados, mensagens automáticas, cupons de descontos, que possibilita a otimização de url’s amigáveis, layout responsivo, integrações com demais ferramentas de envio e entrega, blog, dentre outros.

Nós da Bastine somos agência afiliada da Xtech Commerce, uma plataforma voltada para pequenas e médias empresas. Para conhecer mais a plataforma basta clicar na imagem abaixo.

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